Faculdade Phorte - DP 4.0: Qual é a importância da Gestão de Departamento Pessoal 4.0?
  • (11)2222-1222
  • (11)2222-1222

DP 4.0: Qual é a importância da Gestão de Departamento Pessoal 4.0?

RH 4.0

DP 4.0: Qual é a importância da Gestão de Departamento Pessoal 4.0?

A área de Recursos Humanos passou por várias transformações nos últimos anos. Passou de uma área totalmente burocrática para uma área que podemos considerar como o coração das organizações. É a área que desenvolve as pessoas e faz com que a empresa se desenvolva, cumpra suas metas e seus objetivos.
 

A importância da Gestão DP 4.0 em RH

Dentro da área de RH, o Departamento Pessoal é considerado um subsistema vital para a sustentação das políticas de gestão de pessoas. Não podemos pensar em políticas de RH, no bem-estar das pessoas, sem termos a área de DP bem estruturada.
 
Poucas áreas de uma organização sofrem tantas mudanças e atualizações como a área de DP. Ela sofre influência da legislação o tempo todo, exigindo que o profissional de RH acompanhe constantemente as leis, tenha um bom relacionamento sindical e fique atento a inúmeras medidas provisórias, jurisprudências etc.
 

O gestor em DP 4.0

Nos últimos anos, o profissional de RH que conhece as rotinas de DP e acompanha as mudanças da área tornou-se um profissional muito valorizado no mercado de trabalho. O advento do e-Social e a Reforma Trabalhista que impactou e impacta o dia a dia das empresas colocaram esse profissional em evidência.
 
Recentemente, as medidas provisórias 927 e 936, que permitem a flexibilização das relações trabalhistas, estão sendo aplicadas nas organizações como forma de tentar manter os empregos em tempos de pandemia, e, mais uma vez, esse profissional foi acionado para conduzir tais medidas nas organizações.
 

Tendências para a área de DP 4.0

Como tendências da área, citamos: 
 
• a aplicação do trabalho remoto nas organizações: o home office; 
• a utilização de horários flexíveis; 
• a implantação de coworkings; 
• a utilização de tecnologias, como People Analytics; 
• o uso da inteligência artificial nas tarefas da área, o que exige que esse profissional esteja em constante inovação e mudança.
 
 
Texto desenvolvido por docentes do curso de MBA em Gestão de Departamento Pessoal no Cenário 4.0:
 
Cida Bucater - Mestre em Administração; Master em Tecnologia da Educação (Faap); Bacharel em Administração de Empresas (Fecap). Tem mais de 30 anos de experiência em Gestão de Pessoas, Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP), tendo, ao longo de sua carreira, por meio de sua consultoria Bucater & Associados Consultoria e Treinamentos, atendido empresas como: Arcor, Viação Urubupungá, Phorte Educacional, Lojas Americanas, Sesc-SP, Schneider e Volkswagen do Brasil, entre outras. Atualmente, atende clientes de vários ramos de atuação: Visteon, Seguros Unimed, Vidraria Anchieta, SQM do Brasil e Phorte Educacional.
 
Márcio Assis - Mestre em Gestão de Pessoas e Organizações (Universidade Metodista); Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (Mackenzie). Tem 20 anos de experiência em Gestão de Pessoas e Departamento Pessoal. Atende com sua consultoria MSAssis HR Consulting e em parceria com consultorias conceituadas, como a Bucater & Associados e a Sceltarh. Atuou como gestor em empresas como: Grupo Semco, Grupo Sharp e Engemix. Além da consultoria, é professor e coordenador de cursos na FMU, Faculdade Phorte, USCS, Estácio e Unifae.