CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Histórico da Educação Infantil no Brasil e as primeiras aproximações com a abordagem pikleriana
Professora Me. Marta Lúcia da Silva
- Concepção de criança, infâncias e educação
- Histórico da educação infantil no Brasil
- Histórico da abordagem pikleriana
Princípios que fundamentam a abordagem pikleriana
Professor Me. Rafael Ferreira Kelleter
- O valor da atividade autônoma e da liberdade total de movimento fundadas na iniciativa da própria criança
- O valor das relações afetivas estáveis em contexto institucional
- O valor de oportunizar à criança a tomada de consciência de si e de seu ambiente de maneira positiva
- O valor do bom estado de saúde da criança
A atenção pessoal e as práticas de cuidado na Educação Infantil
Professora Me. Leila Oliveira Costa
- Responder às necessidades básicas: alimentação, higiene, sono, descanso, troca e banho
- Propiciar a autonomia das crianças nos momentos de atenção e cuidado
- Prazer na interação entre adulto e criança: participação, colaboração e reciprocidade
Brinquedos, brincadeiras e o brincar
Professor Me. Rafael Ferreira Kelleter
- A infância e o brincar: referenciais teóricos
- O brincar e as múltiplas linguagens na educação infantil
- O brincar livre na perspectiva pikleriana
- A importância da motricidade livre no desenvolvimento infantil
- Desenvolvimento lento ou diferente?
Os organizadores do desenvolvimento infantil numa perspectiva neuropsicossociológica segundo a Dra. Myrtha Chokler
Professora Esp. Elizabete Baptista de Godoy
- Conceito de protoinfancia
- Ordem simbólica
- Vínculo de apego
- A comunicação e suas linguagens
- A exploração e o conhecimento de mundo
- Segurança postural e disponibilidade corporal
Cotidiano: tempos, espaços, interações e materiais
Professora Me. Leila Oliveira Costa
- Rotina e jornada.
- Tempos na infância e tempo pedagógico.
- Espaços e ambientes.
- Interações e relações.
- Materiais e materialidades.
Aportes teóricos que fundamentam um currículo na educação infantil: possibilidades e dificuldades de se viver a abordagem da pikleriana nos documentos curriculares vigentes
Professora Esp. Patricia Torres
- Concepções de Currículo: prescritivos e narrativos de viver a abordagem pikleriana
- Princípios piklerianos nos documentos curriculares oficiais
Observação e Registro na Educação Infantil
- Observação e registro na abordagem pikleriana
- O olhar do adulto e sua importância para o desenvolvimento do bebê e da criança pequena
- A escala de desenvolvimento de Lóczy
- Registros escritos, fotográficos e audiovisuais
Metodologia da Pesquisa Científica
Orientadora: Professora Me. Maria Helena Pelizon
Subsidiar teoricamente e metodologicamente os alunos, para elaboração do trabalho de conclusão do curso
Orientar a seleção e relevância dos temas para elaboração do trabalho escrito para a publicação
Acesse todo o conteúdo do curso de cada professor
new RDStationForms('formulario-conteudo-programatico-ead-755ddbdac1a022e2cab0', 'UA-150398790-1').createForm();